Descontos para as finanças
Thread poster: DianaFigueiredo
DianaFigueiredo
DianaFigueiredo
Portugal
Local time: 17:16
English to Portuguese
+ ...
Oct 20, 2016

Bom dia, eu licenciei-me este ano e como tal estou a tentar trabalhar como freelancer uma vez que tenho outro emprego.
A minha questão tem a ver com os pagamentos. Eu tenho duas empresas de tradução estrangeiras que querem adicionar-me à base de dados delas.
A minha dúvida prende-se com a parte das finanças. Eu tenho que dar o meu número de contribuinte às empresas mas não faço ideia de como é que isso se processa uma vez que os meus descontos são aqui em Portugal.
... See more
Bom dia, eu licenciei-me este ano e como tal estou a tentar trabalhar como freelancer uma vez que tenho outro emprego.
A minha questão tem a ver com os pagamentos. Eu tenho duas empresas de tradução estrangeiras que querem adicionar-me à base de dados delas.
A minha dúvida prende-se com a parte das finanças. Eu tenho que dar o meu número de contribuinte às empresas mas não faço ideia de como é que isso se processa uma vez que os meus descontos são aqui em Portugal.
Alguém me pode ajudar?
Obrigado.
Collapse


 
Ana Vozone
Ana Vozone  Identity Verified
Local time: 17:16
Member (2010)
English to Portuguese
+ ...
Dados dos seus clientes Oct 20, 2016

Diana, calculo que passe recibos verdes, certo?

Então, deverá pedir a cada cliente (estrangeiro ou nacional) o respectivo número de contribuinte/IVA.

Cada vez que lhe pagarem, a Diana tem de emitir um recibo verde no Portal das Finanças, quer se trate de um cliente nacional ou estrangeiro.

Os descontos a considerar são diferentes em ambos os casos.

No caso de um cliente português (empresarial), terá de acrescentar 23% de IVA e deduzir 25
... See more
Diana, calculo que passe recibos verdes, certo?

Então, deverá pedir a cada cliente (estrangeiro ou nacional) o respectivo número de contribuinte/IVA.

Cada vez que lhe pagarem, a Diana tem de emitir um recibo verde no Portal das Finanças, quer se trate de um cliente nacional ou estrangeiro.

Os descontos a considerar são diferentes em ambos os casos.

No caso de um cliente português (empresarial), terá de acrescentar 23% de IVA e deduzir 25% de IRS sobre 100%.

No caso de um cliente estrangeiro, não há dedução de IRS nem acresce IVA. Mas tem de emitir um recibo para cada montante que receber de cada cliente estrangeiro.

Como não sou contabilista, sugiro-lhe que se desloque às Finanças e procure obter confirmação de todas estas informações, e aproveite para perguntar quais as deduções que pode fazer em termos de despesas.
Collapse


 
DianaFigueiredo
DianaFigueiredo
Portugal
Local time: 17:16
English to Portuguese
+ ...
TOPIC STARTER
Obrigado Oct 20, 2016

Boa tarde Ana, agradeço desde já as informações.
Eu ainda não passei nenhum recibo verde porque os poucos trabalhos que fiz foram a nível particular.
Hoje tentei ir às finanças mas como já se sabe aquilo parece o fim do mundo e acabei por desistir. Eu tenho que me deslocar às finanças de qualquer das formas, mas agradeço as suas informações porque assim já fico com uma ideia de como funcionam as coisas no caso das empresas estrangeiras.

Muito obrigada mais uma vez.


 
Elvira Alves Barry
Elvira Alves Barry  Identity Verified
Local time: 17:16
Member (2007)
Portuguese to English
Atendimento telefonico Oct 21, 2016

Olá Diana,

Compreendo que as visitas as Finanças exigem tempo e (muita) paciência. Muitas vezes procuro informação do atendimento telefónico, que é 707 206 707.

Elvira


 
DianaFigueiredo
DianaFigueiredo
Portugal
Local time: 17:16
English to Portuguese
+ ...
TOPIC STARTER
Obrigada Oct 21, 2016

Obrigada Elvira, 2ª feira irei telefonar sem falta.

 
BMonikka
BMonikka
Portugal
English to Portuguese
+ ...
Questão das finanças Mar 10, 2017

DianaFigueiredo wrote:

Obrigada Elvira, 2ª feira irei telefonar sem falta.


Olá Diana espero que se encontre bem

Li os posts anteriores e gostaria de saber como fez para resolver a situação.

Como é que fica em relação aos impostos? Se começou a passar recibos verdes certamente que no primeiro ano está isenta.

Pode partilhar comigo a informação que obteve junto das finanças?

Grata pela atenção

Monica Barbosa


 


To report site rules violations or get help, contact a site moderator:


You can also contact site staff by submitting a support request »

Descontos para as finanças






Wordfast Pro
Translation Memory Software for Any Platform

Exclusive discount for ProZ.com users! Save over 13% when purchasing Wordfast Pro through ProZ.com. Wordfast is the world's #1 provider of platform-independent Translation Memory software. Consistently ranked the most user-friendly and highest value

Buy now! »
Trados Business Manager Lite
Create customer quotes and invoices from within Trados Studio

Trados Business Manager Lite helps to simplify and speed up some of the daily tasks, such as invoicing and reporting, associated with running your freelance translation business.

More info »