A primeira criptomoeda foi inventada há mais de dez anos. Desde a invenção da Internet e desde a ideia genial de Jeff Bezos de fundar a Amazon.com - para a nossa sorte, não como Cadabra, que parece Cadáver - o pagamento se apresentou como uma questão essencial, especialmente em relação à fraude. Nos anos 50, foram inventados os cartões de crédito, para resolver a inconveniência de levar sacos para dinheiro consigo. O primeiro foi o cartão Diners, do qual continuo cliente até hoje.
[...]
Permitia que o comerciante copiasse as informações do cartão de crédito de forma rápida em papel, e depois desse uma cópia para que o cliente assine. Sua característica mais identificável foi aquele som 'pop' de estalo.
Antes da criação desta máquina esquisita, o processo de efetuar um pagamento era feita a mão, em papel, que era nada mais que um processo bem lento. Me lembro bem dos clientes esperando na fila e reclamando, 'Oh não, outra pessoa com cartão de crédito. Agora teremos que esperar muito mais tempo'. E isso era a pura verdade, pois o comerciante tinha de apresentar os papéis, depois escrever tudo em formato legível, verificar a identidade do cliente e a assinatura correspondente, o que levava tempo. Em comparação, o pagamento em dinheiro era rápido e fácil - havia muita coisa a melhorar, para os empresários espertos.