A gênese de todas as criptomoedas ocorreu há mais de uma década. Desde o início da Internet e a gloriosa ideia de Jeff Bezos de abrir a Amazon.com – sorte a nossa que não foi sob o nome Cadabra, que lembra a palavra Cadáver – , o pagamento tem sido um problema enorme, especialmente a fraude.
Nos anos 1950, os cartões de crédito foram inventados para eliminar o problema de ter que carregar sacos de dinheiro. O primeiro foi o Cartão Diners Club, do qual ainda sou cliente.
[...]
Permitia ao comerciante rapidamente copiar as informações do cartão de crédito em papel e entregar uma cópia para o cliente assinar. A sua característica mais reconhecível era o zum-clac do mecanismo.
Antes da invenção dessa curiosa máquina, o processo de pagamento era efetuado com papéis preenchidos a mão, o que era muito demorado. Lembro-me de clientes na fila reclamando: "— Ah não! Outro com um cartão de crédito! Agora vamos ter que esperar muito, muito mais!". E era verdade, pois o comerciante tinha que providenciar os papéis, escrever tudo num formato legível, verificar a identidade do cliente e a assinatura, e tudo isso levava muito tempo. Pagamentos em dinheiro eram, em comparação, um processo rápido e fácil, ou seja, havia muito potencial para empresários inteligentes introduzirem melhoramentos.